A odontologia preventiva tem como objetivo conscientizar e promover a prevenção da saúde bucal. Essa é uma área de suma importância da odontologia, pois o uso da odontologia preventiva pode evitar as cáries dentárias e as doenças periodontais, como a gengivite e a periodontite, por exemplo. Além disso, é eficaz na prevenção e detecção precoce do câncer bucal. Sendo assim, aliar os bons hábitos às visitas regulares ao dentista é essencial para reduzir o aparecimento de problemas bucais.
O dentista clínico geral é o profissional cuja função consiste em prevenir e diagnosticar uma ampla variedade de condições, desordens e doenças dentárias e gengivais. O dentista clínico geral presta serviços relacionados à manutenção da saúde bucal aliado à saúde geral.
A Periodontia é um ramo da Odontologia que se dedica ao estudo, prevenção e tratamento dos problemas que afetam os tecidos periodontais, que são aqueles que sustentam e fixam os dentes.
Mais conhecida pelo tratamento de canal, a endodontia é a especialidade que cuida da prevenção, diagnóstico e tratamento das enfermidades da polpa e da raiz do dente como: dores ao mastigar, sensibilidade, inchaço no rosto, etc. O tratamento consiste na remoção da polpa (parte interna do dente), preenchendo-o com um material biocompatível, evitando a necessidade de extração do dente.
Ortodontia é uma especialidade odontológica que corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada. Dentes tortos ou dentes que não se encaixam corretamente são difíceis de serem mantidos limpos, podendo ser perdidos precocemente, devido à deterioração e à doença periodontal.